domingo, 16 de agosto de 2009

1ª Mostra das Cachaças do Vale

Queridíssimos amigos! Para quem gosta de cachaça e de seresta, segue programação imperdível! A 'Cachaça Werneck' é uma das 13 marcas da Mostra. Bjos e bom divertimento!
  • Conservatória é costumeiramente palco de eventos de Seresta e de Chorinho. Mas nos dias 11 e 12 de setembro, Conservatória será tambem a sede da “1ª Mostra das Cachaças do Vale” e do Seminário “Cachaça – Um Produto Turístico”.

  • A região do Vale do Paraíba que engloba Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores e Vassouras, embora seja mais conhecida pela sua importância histórica como produtora de café no tempo do império, tem uma forte tradição de produção de cachaça de boa qualidade.

  • Foi com o intuito de divulgar nacionalmente essa vocação, que as Cachaças do Vale (Associação de Cachaça do Vale Histórico do Café) decidiram produzir a “1ª Mostra das Cachaças do Vale”. Com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Valença e do Sebrae–RJ, o evento ocorrerá em Conservatória (Distrito de Valença) nos dias 11 e 12 de setembro das 16:00h as 23:00h. A Mostra incluirá a degustação de 13 diferentes marcas de cachaça da região e aulas práticas de apreciação.

  • Durante a Mostra acontecerá o seminário “Cachaça – Um Produto Turístico” , realizado pela Confraria de Cachaça Copo Furado, em comemoração de seus 15 anos, com o apoio da Academia Brasileira da Cachaça, Sebrae–RJ, SEDEIS, INEPAC, Turisrio e BITO. O seminário ocorrerá das 10:00 as 13:30hs nos dois dias do evento. As palestras serão ministradas por especialistas dos orgãos apoiadores do evento e abordarão os temas da história da cachaça no Vale Histórico do Café e a potencialidade da sinergia entre Cachaça e Turismo.

  • Luis Guilhermino Freitas Aguiar, produtor de cachaça, membro da Associação e graduado em Turismo afirma: “Eu pesquisei e descobri que a História da Cachaça em nossa região tem raízes muito mais profundas que a do café”. “Precisamos divulgar essas raízes, e com isso enriquecer a história da nossa região e agregar valor ao que nela produzimos”, complementa Sergio Azevedo Jr, presidente da Associação.

  • “Juntar o seminário à mostra foi uma ótima oportunidade” diz Claudia Fernandes, presidente da Confraria de Cachaça Copo Furado. E continua: “Tivemos imediata aprovação de nossa proposta por parte da Cachaças do Vale e o apoio da Academia Brasileira da Cachaça”. A Confraria é um grupo bem organizado de alegres promotores da cultura da cachaça que vêm cumprindo com êxito a missão de colocar a cachaça no lugar que ela merece na sociedade brasileira.

Para maiores informações sobre a 1ª Mostra das Cachaças do Vale, favor contactar Sergio Azevedo Jr pelos telefones (24) 9823-0048 ou (24) 8138-6392.

Para maiores informações sobre o Seminário Cachaça – Um Produto Turístico, favor contactar Paulo Magoulas (21) 2549-8816

sábado, 15 de agosto de 2009

Algumas razões para ser Vegan

  • Os nossos caninos estão mais preparados para trincar fruta do que rasgar a carne de um animal. Os nossos molares achatados e o longo trato digestivo estão melhor preparados para uma dieta vegetariana;
  • A criação de animais para abate de forma intensiva como é feita hoje em dia é cruel com os animais. Comer carne significa se alimentar do sofrimento alheio;
  • Como é que podemos ter a certeza que os animais sofrem? “O sofrimento é um estado de consciência e por isso nunca pode ser observado. Podemos apenas senti-lo ou inferi-lo a partir de sinais exteriores. Quase todos os sinais exteriores de sofrimento, que nos levam a concluir que os outros humanos sofrem como nós, podem também ser observados noutras espécies, especialmente mamíferos e aves. Estes sinais incluem contorção do corpo e da face, gemidos, uivos ou outras formas de chamamento, tentativas de evitar a fonte de dor, aparência de medo na possibilidade da sua repetição, entre outros. Para além disso, tal e qual como nos humanos, quando um animal sente dor existe um aumento inicial da pressão sanguínea, dilatação das pupilas, perspiração, aumento do ritmo cardíaco e, se o estímulo se mantiver, uma redução da pressão sanguínea. Embora os humanos possuam um córtex cerebral mais desenvolvido do que os outros animais, esta zona é responsável por funções como o raciocínio e não por impulsos básicos, emoções ou sentimentos. A zona responsável por estas últimas funções, o diencéfalo, está bem desenvolvido em todos os mamíferos e aves.”
  • “Os humanos, que também são animais, rejeitam ser explorados ou mortos porque preferem viver uma vida sem sofrimento. São dotados da capacidade de sofrer porque possuem um sistema nervoso central, que lhes permite compreender que uma situação, como ser explorado ou morto, é indesejada. Os animais usados na alimentação possuem também esta característica e, tal como os humanos, são capazes de criar laços afetivos, sentir alegria, ansiedade e dor. Na verdade os animais sentem mais do que possamos pensar inicialmente.”
  • Poderia ser chamado de ‘consumo responsável’ o consumo de leite de vacas que são criadas em condições degradantes? E que têm suas vidas reduzidas em tempo e qualidade por interesses financeiros?
  • O leite comercial é pasteurizado (redução do valor nutricional) e vem carregado de sofrimento das vacas. Toda essa energia ruim é passada pra quem o consome;
  • Se fosse um leite retirado de uma vaca feliz seria mais saudável e cheio de boas energias. Mas esse leite é de acesso restrito, principalmente para quem mora nas grandes cidades;
  • Isso vale para os ovos. Ouvi falar que os produtores dão hormônios para as galinhas botarem ovos maiores, que eles vendem mais caro. Com isso as galinhas têm sofrido muito;
  • Mas não vejo mal em comer os ovos das galinhas do sítio, que vivem felizes, com dignidade e com espaço coberto e aberto.

Seja lá quem for ou que títulos exiba, se alguém se atrever a declarar que a alimentação vegetariana não oferece todos os aminoácidos essenciais, conteste com a indignação dos justos. Diga ‘Estou convencido de que você não sabe o que é vegetarianismo...’ Afinal, um sistema alimentar que reúna todos os legumes, frutas, verduras, cereais, raízes, mais leite, queijo, coalhada e ovos não pode ser considerado carente. Não nos esqueçamos de que os mamíferos terrestres maiores e mais fortes são todos vegetarianos: elefante, bisão, rinoceronte, hipopótamo, búfalo, e nosso parente, o poderoso gorila. Aliás, quando alguém vier com o argumento de que somos carnívoros por que temos dentes caninos, pergunte-lhe se ele já viu os caninos dos gorilas, esses enormes vegetarianos radicais, que só comem folhas e moram dentro de uma salada!” (DeRose)

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O retorno da vontade Vegan

Quem diria que eu, uma comedora de carne sangrenta e bem mal passada, poderia ter tantos conflitos internos tangentes à minha alimentação... Mas a verdade é que esta questão está latejante dentro de mim há tempos e não vai embora... Eu adoraria me tornar uma Vegan... ou no mínimo uma ovo-lacto-vegetariana, que pudesse comer ovos da galinha feliz e beber leite da vaquinha feliz. Até poderia comer carne e frango, como o peixe, com um pouco menos de sentimento de culpa, sabendo que eles foram felizes até o fim! A criação de vaquinhas, franguinhos e porquinhos em situação degradante para a dignidade do animal deveria ser terminantemente proibida e abolida! Quem disse que eles sentem menos que nossos caninos e felinos queridos? Quem disse que eles sentem menos que nós? Eu odeio soja, e dizem até que soja faz mal... Mas existem mil outras opções de alimentos de origem vegetal que podem garantir uma alimentação mais nutritiva e saudável do que a que costumamos ter... Acabo de comprar o livro “Cozinhando sem Crueldade”. Como disse Gandhi, "Sê a mudança que queres ver no mundo".

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mil vezes desculpa!!!

Irmã, vc está certíssima e eu erradíssima! Mil vezes desculpa!!! Acho que só pensei no Estado do Rio de Janeiro, mas é preciso levar em conta que a família se espalhou para muito além das fronteiras! Então corrigindo: além da Sol, do Teddy e da Meg, temos a Gaia, a Brisa, o Athos, o Koda e a Amora. Ainda fazem parte da família o felino Fred e os jabutis Tatá, Joca e Filó. As galinhas e o galo, as calupsitas Penélope, Lelê, Juju e outros tantos que não me lembro mais o nome, a linda aratinga Bicudico e outros pássaros maravilhosos. Temos ainda o burro Judeu! Por favor me avise se eu tiver esquecido algum dos nossos amados bichinhos de estimação!
  • Ps: Gaia já foi castrada ontem. Correu tudo ótimo! Lembrando: castrar é um ato de amor!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Os destinos dos bebês quadrúpedes - Parte II

Esqueci de contar que a Amora acabou ficando com a gente tb, junto do Koda. Era o destino! Afinal, ela foi a primeira a quase ir embora e passou mal na hora... Emocional! Depois, a moça que ia ficar com ela desistiu em cima da hora, depois de dias de tudo combinado! A prima da veterinária que queria ficar com dois bebês, depois que pegou o Kenai (que virou Bruce), ficou tão amarradona que não queria saber de mais ninguém! E Amora, com aquela carinha doce, foi espertamente ficando e ficando... Neste fds uma irbiária voltou a ligar querendo um bebê... Ah, agora é tarde! Eles já são nossos e ninguém tasca! Então nossa família canina aumentou! Além da Sol, temos: Gaia, Brisa, Athos, Koda e Amora! E eu amo muito tudo isso!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A troca

Fiquei emotiva qdo recebi nesta tarde uma ligação de uma moça, querendo saber porque eu a estava deixando! Eu expliquei que o problema não era com ela, que ela me atendia plenamente, mas que eu a estava trocando por outra, que me ofereceria muito mais... Como qualquer ser abandonado, ela me jurou que caso eu decidisse ficar, tudo seria diferente, que faria tudo pra me agradar, que eu não fosse embora! Mas chega uma hora que precisamos pensar mais na gente e simplesmente ir... Depois de mais de 10 anos de relacionamento com a Claro, estou indo para a Oi!
  • Ps: o número permanece o mesmo! Bendita portabilidade! ;-)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Os destinos dos bebês quadrúpedes

Os lindos filhotinhos já tinham nomes: as fêmeas Bianca, Amora e Iá-Iá; os machos Thor, Koda e Kenai. Amora foi a primeira a ser escolhida, por um colega do meu amado noivo, e moraria com uma família num sítio no interior, que inclui um tio veterinário. Mas a peluda se emocionou mto, vomitou e mamãe não a liberou pra ir. A família levou a Iá-Iá em seu lugar... Bianca, a mais branquinha, mais arteira e a preferida da minha mãe, foi pra casa de uma família 'irbiária' com crianças, virou Bisteca. O Thor foi escolhido pelo caseiro da Nina, que tb tem bastante espaço. Minha mãe disse que pagaria as vacinas, mas ele respondeu que não seria necessário, que ele cuidará mto bem do bebêzão e que isso não afetará seu orçamento. Amora, muito fofa, vai para a amiga do Seu Mário, o jardineiro. Ele deve buscá-la ainda hoje e ela disse que a gente não se preocupasse porque tem veterinário gratuito perto da casa dela. A prima da veterinária da pet shop pediu dois filhotinhos, os dois que ainda restaram... Mas mamãe quer ficar com o Koda de qualquer jeito! Então a moça ficará só com o Kenai (que virou Bruce) e o Koda continuará na família! Fim da estória! Agora castremos a Gaia!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Mundo Real

“(...) uma mulher, na flor de sua idade balzaquiana, conhece um jovem rapaz (...). Se cruzam na rua, ele pára ao lado dela e puxa assunto... Trocam telefone, combinam de sair, bebem vinho e o resto só Deus sabe... (...)”

“Vc quer namorar comigo? Não sei... Vc quer namorar comigo? Vou pensar... Vc quer namorar comigo? Vc vai perguntar isso de 2 em 2 dias? Vou perguntar até vc dizer sim, vc quer namorar comigo? Tô pensando... Vc quer namorar comigo? SIM!”

“Vc quer casar comigo? Quero!”... Não estamos falando do Mundo Paralelo!