quinta-feira, 19 de abril de 2012

Beleza de grávida

Acho linda mulher grávida e não eh diferente comigo. Curto mto olhar a barriga crescer e crescer... Adoro olhar no espelho, sair barrigudona e ver gente que nem me conhece se encantar com a barriga... Acho isto tudo uma delícia e morro de dó de não poder estar desfilando a barriga desde que comecei o repouso (meus grandes programas são fazer exame de sangue, ultrassonografia e ir na consulta! Rsrs...).

Melhor ainda eh ver o marido curtir a barriga, gostar e continuar me achando bonita! :)

Mas a gente sabe dos riscos que a gravidez traz pra beleza... O barrigao eh lindo enquanto temos um bebê dentro dele. Depois, voltemos a barriga negativa o qto antes! E, de preferência, sem estrias.

Pra ajudar, não tem fórmula mágica. Nos resta rezar! Mas tentar não engordar em excesso e manter a pele bem hidratada eh a recomendação maior.

Comprei aleatoriamente o Preventin da Dermage e depois descobri que era o creme mais indicado por uma dermatologista.

Uma amiga me indicou o creme para estrias da linha Mamãe e Bebê da Natura, particularmente não gostei tanto. Achei mais ralo (menor hidratação) e não simpatizei com o cheiro. Comprei ainda, por indicações na internet, o Mustela. Mto bom, mas tb não tem o melhor cheiro do mundo.

Acabei comprando mais um Preventin, que na minha opinião eh mesmo o melhor e com uma super hidratação!

Além destes hidratantes, usei o gel para pernas e pés da linha Mamie Bella do Boticário, que ajudaram a reduzir as câimbras.

No fim das contas a verdade é que terei que contar com a sorte e com a genética... Pq não consegui usar religiosamente os hidratantes como eu deveria. O ideal é criar um ritual de beleza e passar o hidratante no barrigão, seios e quadril sempre logo após o banho. Mas como eu tomo injeções de anticoagulante na barriga todo dia, acabo não passando o hidratante pra pele não ficar escorregadia... Então às vezes fica pra depois e eu acabo esquecendo...

Pra quem não tem esses problemas, não tem desculpa! Abuse da hidratação, beba muita água e salve sua pele! :)

sábado, 14 de abril de 2012

O sono de grávida

Todo mundo sabe que grávida sente muito sono. O que pouca gente sabe é que nem por isso elas dormem mais...

Algumas grávidas sentem mais no primeiro trimestre, outras sentem durante toda a gestação. Eu estou na segunda opção.

Mas o que eu não sei é se eu sinto mto sono por causa da gestação ou se porque o sono de grávida é terrivelmente complicado...

Pra começar, o xixi. Toda hora a gente levanta pra fazer xixi. Dependendo da época da gestação e da posição do bebê, a gente levanta mais ou menos. Mas no mínino umas 3 vezes por noite é certo! Pelo menos pra mim...

Além do xixi, também sinto muita sede. Estou dormindo com uma garrafa de água do meu lado desde o início da gravidez. Bebo água o dia todo e a noite não é diferente. Acordo seca! Lado bom: o líquido amniótico está sempre perfeito! Lado ruim: mais xixi! Rsrsrs...

Outro ponto muito perturbador do sono: a posição! A minha posição predileta pra dormir é de bruços. Mas por mais que a literatura diga que não tem problema a grávida dormir de bruços no primeiro trimestre, assim que a gente desconfia de que está grávida não consegue mais dormir de bruços. Primeiro pq ng quer espremer o bebê. E segundo porque as dores nos seios não permitiriam!

Aí vem outro ponto. Nada pode encostar nos seios no primeiro trimestre! Estão grandes, lindos, os olhos do seu marido saltam qdo os vê, mas são inúteis neste momento. Só servem pra enfeitar e pra vc não consegui deitar nem de lado pq eles encostam na cama. Se vc tem um colchão ortopédico super duro como era meu caso, esqueça-o! Hora de trocar o colchão por um que se amolde bem ao seu corpo. Ou vc não conseguirá dormir daqui pra frente!

Quando a barriga começar a crescer, vc provavelmente descobrirá, ou porque leu num livro, na internet, ou aprendeu no curso de gestante ou seu médico te orientou (no meu caso foi tudo isto junto) que vc deve passar a dormir virada para o lado esquerdo. E vc pergunta "por quê?". Porque se vc virar pro lado direito pode pressionar a veia cava e atrapalhar sua circulação e do bebê. Se vc ficar de barriga pra cima espreme o intestino, que certamente já não anda funcionando 100% e conforme a barriga cresce, vc não vai conseguir respirar bem nessa posição.

Se vc tiver a sorte de não saber nada disso, vai dormir como bem quiser... A ignorância é uma bênção!

Mas sabendo disso, toda vez que dormindo vc virar pra direita, vc vai acordar e voltar pra esquerda até não aguentar mais! Chega uma hora que a orelha esquerda já está pedindo arrego! E vc, mais uma vez, acaba acordando! Fica um pouquinho sentada, vira discretamente pra direita, jurando que não vai cair no sono pesado naquela posição, vira pra esquerda de novo, ajeita os travesseiros de modo que a orelha não encoste em nada, ajeita outro travesseiro embaixo da peitança e da barriga e outro no meio das pernas e reza pra voltar a dormir...

Ah sim, tem este detalhe... travesseiros! Esqueça aquela história de um travesseiro por pessoa. Seu marido pode até dormir sem nenhum, mas vc vai usar 2, 3, 4, infinitos! Contanto que vc consiga dormir! Se vc for viajar, avise o hotel com antecedência pra que eles deixem no quarto um travesseiro pro pobre marido e quantos mais vc precisar!

Pra completar, tem as câimbras. Terríveis, as vezes além de te acordarem, acordam seu marido! As minhas começaram no 2o trimestre e se tornaram quase diárias. E às vezes na duas pernas ao mesmo tempo! Pra melhorar, eu pedia uma massagem nas pernas com um gel da linha Mamie Bella do Boticário, próprio pra pernas e pés, antes de dormir. Além disso, qdo eu sentia que ela vinha no meio da noite, fazia pé de palhaço e na maioria das vezes passava antes que a dor se intensificasse. (Depois que comecei o repouso, já no início do 8o mês, nunca mais tive câimbras!)

A esta altura vc que sonhou em sentir o bebê mexer nos primeiros meses, estará sentindo cada movimento dele, principalmente naquela hora em que vc conseguir achar uma posição confortável pra vc dormir. Ele vai começar a te chutar e vai parecer que ele tá reclamando da bendita posição... Esqueça, vc não vai conseguir dormir enquanto não acomodar o bebê! Fora os soluços. Algumas vezes Catarina me acorda de manhã cedinho com os ataques de soluço! E eu ainda fico feliz! Adoro senti-la! Adoro cada vez que ela se mexe, mesmo que isso signifique alguma dor nas minhas costelas! Rsrsrs...

Se vc já é mãe (de criança, de bebê, de gato ou de cachorro) não se engane... Ng vai deixar de chamar, chorar, miar, latir, ter pesadelos, fome, vontade de brincar no meio da noite, de fazer manha ou ficar doente só pq vc está grávida! Então prepare-se pra continuar levantando no meio da noite pra atender todo mundo, como sempre!

E além de toda essa parte física e fisiológica que transformam uma boa noite de sono em algo intangível para a grávida, ainda temos as preocupações que nos afligem especialmente qdo acordamos de madrugada sem posição pra voltar a dormir. Daremos conta do recado? Como será que conseguirei dar banho sozinha qdo marido estiver no trabalho ou mestrado? Seremos bons pais? Vamos desmaiar de sono com o bebê no colo? Conseguirei amamentar? Saberemos identificar o choro do bebê? Ela vai ter cólicas? Será que a gente vai conseguir dormir???

Então agora me diga: porque as grávidas têm tanto sono?
Mesmo agora que estou de repouso, tem horas que simplesmente não tenho forças!

Torcendo mto pra Catarina ter muita saúde, ser tranquila e bem dorminhoca! :)