terça-feira, 21 de setembro de 2010

Uma fala e a outra late...

Toda noite eu chegava em casa e ela me perguntava: mamãe, o que vamos fazer hj? E eu respondia: o que fazemos todas as noites, Sol, tentar conquistar o mundo! E saíamos para nossa habitual caminhada...

A gente se entende mto bem! Ela pode até não entender tudo o que eu falo, até porque o português é uma língua mto cheia de complicações, com mtas palavras para o mesmo significado. Talvez se eu conversasse em sueco com ela, uma língua mais pobre e simples, ela me entendesse com mais facilidade.

Mas ainda assim ela compreende a entonação, o significado do que estou falando, dentro de cada contexto. E conhece bem algumas palavras, como o nome dela (Sol), ‘mamãe’ (ela me procura), ‘bolinha’ (ela procura a bolinha), ‘senta’, ‘fica’, ‘vem’, ‘ok’, e ‘não’, entre outras...

Ela sabe bem se eu a estou elogiando ou se estou reclamando de algo que ela fez... Ela presta muita atenção qdo eu simplesmente estou conversando ou dando conselhos sobre a vida. Ela me escuta bem quieta.

Qdo eu brigo com ela e ela acha injusto, ela é teimosa e argumenta comigo. Argumenta mesmo! Ela não fala, ela late, pq ela é um cachorro. Mas eu compreendo perfeitamente tudo que ela me diz! Ela é bastante razoável e sabe me dizer mto bem o que quer.

É fácil para um ser humano de boa vontade entender a língua do latido. Acho que é mais fácil do que aprender a identificar o choro do bebê: um choro pra fome, outro choro pra frio, outro choro pra cólica, outro choro pra dor de ouvido...

No caso da minha cã (e da maioria dos cães, com certeza), é fácil identificar qdo ela está avisando que alguma possível ameaça (na cabecinha dela) se aproxima, ou que ela quer brincar ou que ela perdeu um brinquedo embaixo do móvel. Os latidos são bem distintos uns dos outros e de longe eu já sei o que ela está me dizendo... Uma fala e a outra late... mas a gente se entende mto bem!

  • Ps: Não conquistamos o mundo todo, pq alguns terráqueos ainda resistem ao charme de uma cã, mas conquistamos o nosso maravilhoso mundo!

Um comentário:

Unknown disse...

Que saudades da filhota. Essa semana longe dela será bem difícil...