sábado, 27 de novembro de 2010

Pátria Amada

Esses dias têm me enchido de emoção patriótica. Estamos em meio aos eventos de formatura do Rodrigo e não me lembro mais qtas vezes escutei o hino nesse período. Nosso hino lindo! Chorei todas as vezes! Sempre me emociono com o hino, ainda mais qdo é cantado com tanto fervor por dezenas de formandos e seus familiares. Uma coisa linda!

Nunca ouvi o hino ser cantado tão em alto e bom som... Os militares são ensinados a cantá-lo gritando mesmo! E cheios de sentimento! É de arrepiar!

Assistimos a entrega de prêmios para os alunos que ficaram em primeiro lugar em diversas categorias... Eles são premiados por diversas empresas e instituições, além de outros países. É mto legal a premiação. Um estímulo aos que ainda estão no começo.

Depois uma placa com o nome de todos os formandos é inaugurada na parede do Instituto, para que os graduados, militares e civis, tenham seus nomes eternizados na casa.

No outro dia rola a colação de grau, com direito à beca, canudo, mto legal! E depois a formatura militar com entrega de espadas! Aí eu chorei de novo. Alunos do 4o ano levam a bandeira nacional e todos cantam o hino da bandeira. Depois cantaram a canção do exército. Eu não conhecia e achei maravilhosa. Chorei mais um pouquinho, é claro... ;-)

Segue um trecho:

Como é sublime Saber amar, Com a alma adorar A terra onde se nasce! Amor febril Pelo Brasil No coração Nosso que passe. E quando a nação querida, Frente ao inimigo, Correr perigo, Se dermos por ela a vida Rebrilha a glória, Fulge a vitória. Assim ao Brasil faremos Oferta igual De amor filial. E a ti, Pátria, salvaremos! Rebrilha a glória, Fulge a vitória.

A paz queremos com fervor, A guerra só nos causa dor. Porém, se a Pátria amada For um dia ultrajada Lutaremos sem temor.

Nenhum comentário: