terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Incompetência Istmo Cervical

Hoje tive uma notícia muito triste. Uma colega do trabalho, que estava grávida do mesmo tempo que eu, perdeu o bebê. Ela ainda não sabia o sexo... Agora sabemos que era uma menina. Pior é imaginar que tudo aconteceu por incompetência médica e que poderia ter sido evitado.
Há alguns anos ela já tinha perdido um bebê menino, tb com 5 meses de gestação. Ele chegou a nascer vivo, mas de tão prematuro não sobreviveu. Ela daí descobriu que tem um problema chamado incompetência istmo cervical, que faz com que o colo do útero não suporte o peso da gestação a partir do 2º trimestre e acaba cedendo, levando ao aborto.
Qdo ela ficou grávida de novo e já sabendo deste problema, a médica dela deveria, já no início do 4º mês, ter feito um procedimento chamado cerclagem. A cerclagem é uma espécie de costura do útero pra evitar o rompimento e o aborto. Mas a médica disse que estava tudo bem e que ela não precisava.
Ela continuou trabalhando, mesmo tendo alguns pequenos sangramentos de vez em qdo... e o pior, o trabalho dela era na copa, empurrando carrinho pesado de café e xícaras, ficando em pé lavando louça, carregando garrafas cheias de água. Isso sem contar o esforço do transporte nas idas e vindas do trabalho pra casa.
Já no fim do 5º mês a médica decidiu que era preciso fazer a cerclagem e repouso. Mas ela estava com infecção urinária e teve que esperar curar isso pra fazer o procedimento. Não sei ao certo os detalhes, mas, no dia 31/12, ela perdeu o bebê.
Ng no trabalho queria me contar, pq sabem que sou bem sensível a essas coisas. Mas eu acabei sabendo e fiquei mesmo mto triste, chorei. Peço a Deus que dê a ela e à família muita paz, força e serenidade!
E peço a Deus que proteja minha bebê, a mim e meu marido! A todos nós!

Nenhum comentário: