sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Obsessão

Hoje fui a uma palestra que falava sobre Saúde Mental... Pra começar a palestra, a psicóloga falou que o estado de saúde requer que tudo esteja completamente perfeito... e que isso é utopia. Ou seja, ninguém está em estado de saúde mental, ninguém é normal! Bom, isso eu já sabia... O que eu não sabia é que a psicologia divide as doenças mentais em três tipos: Psicose, Perversão e Neurose. E mais ainda, que os neuróticos são as pessoas que estão mais perto da ‘normalidade’, exceto quando algumas das suas características fica exacerbada. A Neurose é dividida em Obsessão e Histeria, que se contrapõem entre si. O obsessivo é concentrado, introvertido, sistemático, inflexível e masculino. Leva ao desenvolvimento e à guerra. O histérico é disperso, extrovertido, indisciplinado, flexível e feminino. Leva à paz e é o mais próximo da saúde. Bom, concluí que, apesar de ser ter muitas características de histeria, eu sou mesmo obsessiva! E isso se comprova pelas noites que tenho passado em claro brincando de ser arquiteta e buscando a perfeição dos meus projetos. Não durmo enquanto não terminar! E mesmo qdo vou dormir, às vezes acendo o abat-jour, pego um caderno e uma caneta na gaveta da mesinha de cabeceira e começo a rabiscar uma nova planta... Até que como economista eu sou uma boa arquiteta!

Um comentário:

david santos disse...

Olá, Laura!
Uma boa lição e verdadeira, garanto.
Parabéns.