sexta-feira, 5 de junho de 2009

Diário de Bordo – 10º e 11º dias: na movimentada Florença

Na minha última manhã em Roma, faço meu check out e vou ao Termini comprar uma passagem de trem para Florença. Existem várias opções e preços, que aumentam conforme diminui o tempo de viagem. Compro o mais rápido, minha viagem durará 1h37 (ainda estou traumatizada com o vôo Paris - Roma). Almoço lá mesmo, no Termini, um típico almoço italiano: insalata, 1º piatto, 2º piatto... E depois parto para Florença. A viagem de trem é tranqüila e o caminho é bem bonito. Chego a Florença e descubro que a cidade não é nada parecida com o que eu imaginava. Florença é bonita, suas ruas mais estreitas são perfeitas para as longas caminhadas de todos os moradores e turistas (apesar dos carros se meterem em qualquer viela)... Tb é muito fácil percorrer Florença de bicicleta ou scooter. A cidade tem vários charmosos ristorantes, gelaterias, cafés e irish pubs. Mas eu imaginava uma Florença mais florida e mais pacata. Acho que a verdade é que depois de Roma, vc se torna mais exigente. Roma é linda demais! Roma é alegre demais! Roma está perto da perfeição! Tudo que eu falei sobre os italianos, esqueça! Substitua a palavra ‘italianos’ pela palavra ‘romanos’. Florença é bonita e tem seu charme. Mas Roma é mais! Florença tem o ar de uma cidade cosmopolita em pleno vapor, enquanto Roma vive em clima de férias a qq dia! Isso me espanta, uma vez que Florença é uma cidade menor e Roma é a capital da Itália. Mas é uma questão de povo. E faz muita diferença! Florença é pequena, tudo é perto e eu me sinto mais segura andando aqui à noite... Em Roma, por incrível que pareça, eu vi um monte de gente dormindo no chão embaixo de uma marquise de um prédio perto do Termini. Me lembrou a Candelária! Aqui em Florença, eu vi mtos camelôs e às vezes eles precisam correr da polícia, igualzinho ao centro do Rio, qdo a Guarda Municipal resolve dar uma dura. A Itália em geral tem uma grande diferença da França. Além, é claro, das pessoas serem bem mais simpáticas aqui (especialmente em Roma!) e dos preços serem menores, o que eu mais notei é que a Itália mantém suas construções antigas por fora, mas as modernizam por dentro, principalmente no que se refere aos banheiros. Ainda não vi nenhum banheiro ruim ou velho ou sujo na Itália. Todos têm, inclusive, aquela descarga ecológica que encontrei na Suécia. Já em Paris, tudo é do jeito que está e vc ainda paga caro por isso! Bom, cheguei ontem aqui por volta das 16h, o que significava que eu ainda teria muitas horas de sol para passear pela cidade. Fui para o hotel que a Miyhuki me indicou e gostei mto do meu simpático quarto. Deixei minhas coisas e fui fazer o que eu mais faço neste Velho Mundo: andar! Mais uma vez ganhei um mapinha e não largo dele. Os mapas sempre ajudam mto, mas nem sempre são precisos. Eu já fui a vários lugares e andei em várias ruas que não estão no mapa! Mas felizmente tenho conseguido voltar pra casa... digo, hotel. Passei pela Capelle Medicee, fui até a Piazza Duomo e depois fui ao Museu onde está o David de Michelangelo. Saí de lá quase tão ignorante qto entrei, para o desgosto de minha mãe... Mas é que eu realmente já não possuo memória suficiente para as coisas importantes da minha vida, que dirá para lembrar quem fez o que e qdo em termos de arte... Até aprendi um novo nome de artista: Giambologna... ou algo assim. Já é alguma coisa... Mas pra mim, a melhor artista do mundo é minha mãe! Então adoro Rodin, achei linda a obra do Michelangelo, mas o que eu sei, eu sei, o que eu não sei, eu não sei e é isso aí. Ponto! Não vou bancar uma de super cult... Saí da exposição e passei pela Piazza dell’ Indipendenza. Esse final de semana será de eleições na Itália. Em Roma nem se percebia isso. Mas aqui em Florença percebe-se o movimento político e a poluição visual dos cartazes... Tomei um gelato delicioso com chantili e fui passar o resto da tarde no parque próximo à ex Fortezza da Basso. À noite fui procurar algum lugar pra comer. Eu sempre saio tarde pq perco a hora com essa estória de o sol se pôr às 21h! Aí todos os restaurantes já estão fechando... Mas encontrei uma pizzaria aberta, onde jantei. E depois dei umas voltas, vi a tal da Ponte Vecchio onde mora gente e bebi uma Guiness preta num pub (argh, parecia café amargo!). Hj fui à Piazza Signoria, voltei à Ponte Vecchio, acima do Fiume Arno (o rio), onde vc encontra dezenas de lojas de jóias, e fui à Piazza de Pitti. Daí sentei pra comer umas pizzas. Meu irmão tinha me dito para mergulhar nos pães com frios aqui na Itália. Mas eu acho que ou eles precisam aprender a fazer sanduíche com meu pai ou a crise afetou os sanduíches italianos, pois os vejo sempre com muito pão e quase nenhum recheio... E eu juro que tenho procurado muito! Sendo assim, se vc vier pra cá em tempos de crise e não estiver afim de comer pão com ‘epa’, sugiro trocar o sanduíche de frios por uma pizza vegetariana, bem recheadinha e saborosa! Depois de forrar o estômago, fui ao Giardino di Boboli, onde passei horas e horas passeando e admirando os jardins, fontes e esculturas. Pra mim, esse foi o ponto alto de Florença! Voltei tão cansada que cochilei! Agora a noite vou sair para tentar jantar no Buca Mario, um restaurante que meu amigo Luiz Fernando (tb conhecido por Riba) me recomendou... E preciso ir a um cyber café, pois a internet do hotel não está funcionando e eu ainda não tenho destino certo para amanhã! Mais uma vez no risco de ficar senzatetto! Bjos!

Nenhum comentário: