domingo, 7 de junho de 2009

Diário de Bordo – 12º e 13º dias: sob o sol da Toscana

Sábado acordei com alguns desafios. Um era descobrir onde eu pegaria o carro que aluguei pela internet e chegar até lá. Outro era dirigir pelas estradas da Itália e tentar não me perder mto... E outro ainda mais fantástico era definir onde repousaria meu cansado corpo nessas próximas 5 noites que me restam para tirar férias das minhas férias.
Sim, pq é preciso tirar férias das férias, senão vc volta à labuta mais cansada do que saiu... E afinal, as férias até aqui tem sido de muito trabalho (anda pra cá, anda pra lá) e pouco sono.
Além desses desafios, eu ainda me impus uma condição: só sairia de Florença depois de comer no Buca Mario. Sim, pq na sexta tentei ir lá pro almoço e estava fechado (só abre pro almoço nos finais de semana). Depois tentei ir jantar e qdo cheguei, pra variar, já estava fechando! Caramba, em plena sexta feira! Esse pessoal janta com a luz do dia??? (A resposta é: sim!). Todos os restaurantes estavam fechando... Eu acabei indo comer um sanduba num Pub... E depois tomando um gelato. Pubs e gelaterias eram os únicos estabelecimentos abertos às 23h...
Como era sábado, o Buca Mario abriria pro almoço. E eu fui a primeiríssima cliente a chegar! E sim, estava uma delícia e valeu a pena! Na verdade estou descobrindo novos restaurantes e chegando à conclusão que a comida na Itália é divina (e que o italiano come muito, não dá pra acompanhar!). Eu é que andava indo nos lugares errados. Até em São Paulo é preciso saber aonde ir, pq aqui seria diferente?
Bom, depois de me fartar com o almoço e de comer deliciosas sobremesas (valeu pela dica, Riba), eu fui pegar o carro e me aventurar por aí... Então decidi passar alguns dias no country side da Itália, mais precisamente sob o sol da Toscana!
Meu carro é um Punto, delicioso de dirigir e completíssimo (pq o completo é básico na Europa), 4 portas e etc, etc... (mas ainda não descobri que combustível está bebendo e como me sairei no posto self-service...) e comprei um mapa da região. Decidi seguir para San Gimignano, que é patrimônio cultural e natural registrado pela Unesco. É um lugar bonito, cheio de castelos e torres altíssimas, uma cidade medieval, cercada de muros... Tem até um museu de tortura medieval, que mostra alguns instrumentos e técnicas de tortura e execução. Eu não tive coragem de entrar, ainda mais estando sozinha. Fico mto impressionada e depois não consigo dormir!
Eu não costumo estudar o lugar antes de ir. Simpatizo e vou... Aí depois vou descobrindo que o lugar era mega famoso por não sei o que, não sei quando... Como a tal Ponte Vecchio em Florença... Eu já tinha ouvido falar dessa ponte, mas nem lembrava que era em Florença. Mas tá lá... eu vi! Pronto. Agora já sei. (Espero que meu pai não esteja lendo isso... Pai, eu não sou inculta... só não tenho muita memória, poxa!)
As estradas aqui são maravilhosas e mega hiper bem sinalizadas, de modo que eu consegui sair de Florença e chegar a San Gimignano sem me perder uma única vez! Perfeito! Passeei um pouco por lá, fiz algumas besteiras como entrar com o carro no centro histórico (não podia, o acesso era restrito só a moradores, polícia, etc – Laura Bahia, não me mate por isso!), fazer contramão e estacionar num local proibido. Hahahahaha... coisa pouca... (Já imagino meu irmão me sacaneando... mas como eu ia saber? Não entendo tanto assim de italiano!)
Daí uma simpática moradora me avisou que eu seria multada e me explicou as restrições de tráfego no local. Ok... Parei o carro longe pacas, larguei tudo lá e fui fazer o que faço mto bem: andar e desvendar as cidades! Alguns restaurantes, mtas gelaterias, lojinhas, museus... Primeira tarefa: descobrir os horários para almoço e jantar. Algo mais ou menos assim: almoço de 12h às 14h e jantar de 19h às 22h. Horário de criança, mas é pegar ou largar!
Já eram 17h e eu tinha visitado dois hotéis dentro da vila, mais ainda estava indecisa... Eles não tinham garagem, eu teria que deixar o carro em algum parking fora do centro e ainda pagar por isso... Ah, muito chato! Resolvi visitar mais dois hotéis do lado de fora, meio do mato mesmo... Foi aí a única hora que me perdi, pois entre as pequenas vilas as estradas são menores e a sinalização mais precária... Mas eu logo percebi que estava no caminho errado e voltei. Consegui chegar e gostei mto do primeiro hotel. Gostei ainda mais do segundo. E fiquei!
Os preços de todos os hotéis onde tenho me hospedado estão acima do que eu havia planejado. Um dos motivos é que mesmo sendo só uma pessoa, eu não pago a metade do preço. Além do mais, sou mesmo exigente. Afinal de contas, estou de férias ou em acampamento militar? Em compensação, tenho gastado menos com comida e com transporte (só ando a pé!) do que eu calculei. Uma coisa compensa um pouco a outra... Mas viajar é como fazer obra; a gente faz um orçamento e acaba gastando mto mais.
Estou adorando o meu novo pouso! O quarto é super bonito, moderno e ao mesmo tempo aconchegante, tem uma varandinha com jardim e mesinha, no hotel tem piscina e em volta mto verde. E dá pra ir a pé, por um caminho no bosque, para San Gimignano. São uns 2 km só...
Aqui mesmo tem tb um restaurante maravilhoso, que vale muito a pena conhecer: Ristorante da Pode. Os vinhos são da região, deliciosos e baratos. Abri uma garrafa ontem e o que sobrou ficou lá guardado com o nr do meu quarto para eu terminar hj. Tenho ido jantar em plena luz do dia, para não passar fome depois, já que tudo fecha e acho mais difícil encontrar um pub por aqui! Todos me tratam mto bem e ainda não viram a cor do meu dinheiro (ou do meu cartão de crédito). Ainda me deram um bom desconto!
Hj amanheceu chovendo, mas logo depois do riquíssimo café, o sol voltou a brilhar. O café da manhã é algo a ser comentado. O queijo mais simples que tinha era um brie. Os frios eram diversos: copa, parma, presunto defumado, salames... E ainda tinha tb knäckebröd, vindo diretamente da Suécia para meu deleite!
Fui passear no bosque e na vila, almocei por lá, com uma taça de vinho rosé, comi um doce chamado ossi di morto (tem esse nome estranho, mas era gostoso) e voltei só no fim da tarde. E dei uma dormidinha... Ahhh, isso é que é vida!
Para quem estiver pensando em casar ou fazer uma 2ª (ou 3ª ou 4ª) lua de mel, a Toscana é uma boa opção, principalmente nessa época do ano! Paris e Roma são cidades maravilhosas, mas te exigem muito esforço. Têm mil atrações para vc ir e curtir ou ao menos conhecer. Mas a Toscana... Ah, a Toscana é admiração! Olhar o verde, a lua cheia... Pode-se pegar uma bike, fazer passeio a cavalo, ir até alguma vila, visitar uma vinícola. Mas tb pode-se não fazer nada!

2 comentários:

Onor disse...

ê tem que escrever um LIVRO sobre essa viagem, menina!

Que legal de ler seus posts. Imagino esses momentos, putz, que irado! Um privilégio pode presenciar e experimentar todas estas belíssimas cidades, sua gastronomia, seus povos, suas histórias, sociedades tão próximas e ao mesmo tempo tão díspares da nossa própria!

Maravilha de viagem, hein? =)

Unknown disse...

Oi minha linda. Estou morrendo de saudades de você, mas fico feliz de ler que você está gostando da viagem. Tenho certeza de que um dia iremos juntos.
Beijos