quinta-feira, 25 de junho de 2009

E se eu ganhasse na Mega Sena?

E se eu ganhasse na Mega Sena? E se fosse bastante $$? Eu tenho tantos, mas tantos planos! Outro dia quase levei pra casa uma bebêzinha que estava na calçada, sendo usada por sua mãe ou coisa que nem o valha, para pedir esmolas... É insuportável assistir a isso e não poder fazer nada!
Eu não dou esmola! Eu pago imposto, muito imposto! Eu não dou esmola, eu dou cerca de um terço da minha renda para um país perfeito e justo. Eu não dou esmola, mas eu tenho o hábito de olhar nos olhos das pessoas... E me entristece e me pesa o olhar aflito de quem joga bolinhas no sinal pra entregar o trocado para alguém, o olhar de quem trabalha duro, carregando peso e pouco ganha pra isso, de quem acorda de madrugada e pega duas conduções lotadas para chegar ao local do ofício, que certamente é digno, mas que nem sempre é tratado como tal, de quem não sabe se terá um teto qdo envelhecer e não puder mais vender seus serviços...
O Brasil é um país maravilhoso, sabe girar sozinho muito bem e só não vai pra frente por conta dos obstáculos que a corrupção lhe impõe. Mas o potencial existe e é nítido! Tem muita gente boa e talentosa neste país! Mas com tanto dinheiro desviado, com tanta gente sem seu devido acesso a bons serviços de educação, saúde e justiça, fica muito fácil explorar as pessoas e manter o abismo social que separa ricos de pobres. E todos sofremos com isso!
Há muito, muito que ser feito! E eu tenho certeza de que se o dinheiro gasto com propinas, superfaturamentos, salários exorbitantes de gente despreparada e desinteressada ocupando cargos desnecessários no Governo, etc... se esse dinheiro fosse utilizado em prol de um Brasil melhor, poderíamos ter boas escolas públicas para todos, com professores preparados, bons hospitais, com profissionais bem pagos, uma polícia treinada e motivada, boa pavimentação das estradas, boas ferrovias e portos, calçadas como se vê na Europa, para que cadeirantes e idosos possam se locomover livremente em segurança, gente aprendendo desde criancinha que ‘se dar bem’ em cima do outro não constrói um lugar melhor para vivermos, que não se deve furar fila, que não se deve jogar lixo na rua, que não se deve roubar copo no bar, que é preciso atravessar na faixa de pedestre! Porque é preciso valorizar a vida, valorizar o trabalho, ver toda a gente vivendo e não sobrevivendo!
Gente, se eu ganhar muito, mas muito $$, eu terei muito, mas muito trabalho! Mas pensando bem, ganhar na Mega Sena não seria suficiente... Se coincidir de, por um acaso, o Congresso e o Senado explodirem (em dia de votação pelo salário deles, para que haja quorum), daí sim, o Brasil poderia começar a ter esperanças de ser um país melhor!

Um comentário:

Onor disse...

Laura, LINDÍSSIMO TEXTO, muito inspirador e de uma transparência e contundência indisputáveis!

Eu não teria escrito melhor! Meus parabéns pela dissertação!

Válido de ser publicado no Globo ou em algum grande veículo de mídia desse país!

Não gostaria não?

Sua pena está afiadíssima, escritora!