terça-feira, 12 de agosto de 2008

Pontualmente Atrasada

Se quiser ver meu bom humor ser detonado em frações de segundo e me assistir tinindo de raiva, é só estar por perto quando alguém me cobrar pontualidade! Não adianta ir contra a natureza das coisas (ou pessoas)! Eu sou brasileira e carioca... e além de tudo mulher! A única coisa que eu faço rápido é conta de cabeça e dirigir! Mesmo assim estou tentando diminuir o ritmo das coisas, adotar um estilo mais baiano de viver... Já não está mais que provado que o stress só traz malefícios para a saúde das pessoas? Então porque alimentá-lo com cobranças inúteis? Eu sei que o cinema tem hora pra começar... mas comigo é assim: vamos tentar assistir o filme. Se der, deu. Se não der, fazemos outra coisa e assistimos outra hora ou outro dia. O que pode ser mais importante do que o bem-estar? Vejo as pessoas entrando em filas no aeroporto para embarcar e isso me intriga! Meu lugar não está marcado? Por que tenho que entrar numa fila? Pouco importa se eu serei a primeira ou a última a entrar! Quem viaja comigo fica se coçando pra ir pra fila. Eu sento e espero que o avião se entulhe de gente e quando já não houver mais fila eu me levanto calmamente e entro. Odeio filas e principalmente engarrafamentos! Fujo deles como o diabo foge da cruz! Mas não sou tão vagarosa... só tento ser! Em uma situação de emergência, sou mais rápida que um guepardo. Mas procuro guardar minha adrenalina para essas circunstâncias. Pra quê usá-la todo dia ao acordar, controlando os minutos só porque alguém acha que faz muita diferença chegar às 9h00 ou às 9h30? Ninguém depende de mim pra começar seu dia de trabalho... Eu respeito quem queira chegar às 7h00 e sair às 16h00. Mas tb quero ser respeitada se meu sono me pede, me roga, chega a mesmo me implorar por cama até pelo menos às 8h00. Meu corpo exige o sono reparador e revigorante do início da manhã! E quem inventou que o dia começa quando o galo canta? O meu dia começa quando meu olho abre! E eu também respeito o conselho de minha querida fisioterapeuta que me mandou espreguiçar muito, antes de pensar em sair da cama! Todos devem fazer isso! Aprendamos com os animais! E por que deixar de viver intensamente cada dia se meu trabalho está sendo cumprido pontualmente? Por que não posso fazer 10 minutos de carinho em minha filhota carinhosa com tranquilidade, ou ter 10 minutos de prosa com minha mega, master, super governanta sem apressá-la na conversa, ou esperar serenamente a tia Patty chegar pra levar Sol pra creche sem que eu fique torrando o saco dela pelo celular pra saber se já está chegando, ou passar na feira de quartas ou no sacolão das quintas e trocar umas palavras com os vizinhos, brincar com os peludos e as crianças... Por que imprimir no dia a dia um tom de cobrança e de pressa? Se a jornada dá e sobra pra fazer tudo que preciso no trabalho, mas falta tempo pra fazer o que é valioso na vida aqui fora? E todos os discursos em prol da qualidade de vida? Onde ficam nessa estória? Se o problema é uma pergunta no relatório de avaliação da funcionária, escreva simplesmante: pontualmente atrasada!

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí!!! Te entendo perfeitamente, meu corpo também implora sempre por "só mais um soninho"...
Quem inventou essa estória de que Deus ajuda a quem cedo madruga??Maior caô pois ele me ajuda e eu não madrugo!! Hahaha
O Primeiro Mundo caminha p/ o fim da imposição de horário e local de trabalho como incentivo à produtividade e aqui essas pessoas com mentes fechadas impondo suas próprias vontades e esquecendo que todos somos diferentes! Ihhhh, acabei me empolgando....Mas, eu só entrei aqui para dizer - amiga Laurinha, como você escreve bem!! Adorei!!