terça-feira, 26 de maio de 2009

Diário de bordo – 1º dia na Suécia

Nesta época do ano não anoitece por aqui. Então, às 3 horas da manhã sueca, cerca de 22h no Brasil, eu estava tentando dormir e passarinhos cantavam na minha janela... O cansaço acabou me vencendo, e aos alegres passarinhos, e eu dormi. De manhã acordamos e fomos tomar café. Aqui o pão nosso de cada dia é vendido nos mercados apenas semi-assado e o freguês termina o serviço em sua residência, garantindo, assim, que o pão seja consumido sempre quentinho! Não é má idéia... Depois fui com minha cunhada assistir sua aula de sueco para estrangeiros e depois fomos bater perna pela cidade.
Almoçamos num café uma comidinha tipicamente sueca e deliciosa.
Eu comi pasta (massa) servida com salada, pão, frutas e chá de morango (adoçado com cubinhos de açúcar de beterraba) e a Carol comeu sopa servida com um sanduíche, frutas e café.
Fomos ao Slottskogan, que é um lindo parque bem no centro de Gotemburgo, onde se pode ver focas, alces, pingüins, pelicanos, uma mini fazendinha e mtos outros bichos.
É um lugar lindo e cheio de trilhas, bosques e lagos, onde as mamães passeiam com seus bebês e seus totós.
Carol disse que nos finais de semana de sol o parque lota, todo mundo lagarteando pelos gramados. Imagino que sim, deve ser um dos melhores lugares da cidade para se aproveitar o pouco calor. Procuramos uma loja, a NK, e achamos.
Andei muito de bonde por toda parte, a Carol já está bem familiarizada com as estações e os nrs dos trens. Os horários e caminhos são divulgados em cada estação, com detalhes de minutos. Sempre foi assim por aqui. Eu só precisei me preocupar em tentar não enjoar no caminho... Gotemburgo é linda e nenhuma foto pode refletir o quanto.
No fim do dia fomos encontrar meu irmão na empresa e saímos para o Ikea, uma espécie de Tok Stok aumentada, onde surtamos e enchemos o carrinho de mil e uma coisas, e depois fomos ao supermercado. Ahhh, que delícia! Eu parecia uma barata tonta, sem saber que direção tomar diante de tantas iguarias que me trazem lembranças do tempo em que eu aprendi a comer. Sim, eu percebi que foi aqui na Suécia que eu aprendi a comer a maior parte das coisas que como hj em dia. Foi aqui que, aos 15 anos de idade (ou seja, há pouco tempo atrás...), eu abri minha mente para novos sabores e moldei parte dos meus hábitos alimentares. Por incrível que pareça, um curto espaço de tempo (um ano) foi suficiente para influenciar o resto de minha vida. Comprei MUITOS knäckebröds, originais ou com semente de papoula, comprei o queijo ‘bra’, a tradicional salada de batata sueca (potatissalad), tomate (os tomates daqui são incrivelmente perfeitos, parecem posar para uma revista de culinária! Impossível não levá-los para casa!), cogumelos (os legítimos! E extremamente baratos!) e uvas. As frutas são um capítulo à parte. Elas parecem muito mais intrigantemente gostosas aqui. E tudo na Suécia é mto prático e voltado para a saúde.
Então, apesar das guloseimas e tentações, é mto fácil comer bem e saudável neste país! Amanhã meu irmão tirou o dia e sairemos por aí... acho que vamos visitar o lugar onde um dia moramos e depois vamos fazer um piquenique. Os presuntos e salames daqui são inacreditavelmente deliciosos! Impressionante como não encontramos nada parecido no Brasil! Me peguei hj falando pra minha cunhada: ‘Carol, quero morar na Suécia!’. Eu só estava pensando na comida! Ai, ai, ai... eu sempre sendo fisgada pela boca... Preciso controlar essa minha compulsão por comida! Mas na verdade, nem chega a ser compulsão... é uma paixão! E não sei se quero controlar. Pq, como disse o médico que me atendeu nos meus ‘dias de rainha’, a primeira melhor coisa da vida pode variar de pessoa para pessoa, mas ‘comer’ é a segunda melhor coisa da vida para todo mundo! Nem o ar gelado do parque me desanimou da idéia, mas só venho se meu lindo namorado vier tb, pra me aquecer e andar de mãos dadas no parque!
Ps: Bom, uma outra idéia seria continuar na minha quente cidade e abrir um restaurante sueco.

4 comentários:

Onor disse...

Nossa, fiquei com vontade de conhecer a Suécia!!!

Parece ser muito legal! Falarei com a Ju e vamos ver se até 2020,(rsss) conseguimos visitar esse belo país!

Aproveite, Laura!

Unknown disse...

Oi amor. Li seu post aqui. São 3:08 da manhã aqui no rio. To acordado ainda, fazendo um trabalho e esperando pra ver se vc vai entrar rapidinho na internet. Acho que aí são 08:08, não é isso?
Muito legais as fotos.
Estou com muitas saudades de você.
Beijos

Renata Rush disse...

Oi Lu,

Fiquei com água na boca. Posso mandar a listinha de coisas suecas que eu tô precisando? rs.

Beijos,
Re.

Unknown disse...

Laurinha, adoro ler seus posts!!rsrs!!Parece colunista de revista!!hehe!!Aproveite bastante!bjs
Graubi