sábado, 30 de maio de 2009

Diário de bordo – 4º dia, na linda Suécia

Acordei ontem e o dia estava lindo! Eu e Carol fomos encontrar meu irmão no centro de Gotemburgo para almoçarmos kebab. Esqueci a máquina em casa, por isso nao tenho foto desta iguaria: um pratão de batata frita coberta com uma carne gordurosa, por cima muito molho (de pimenta ou de alho), um dedo de moça e um pouco de salada pra disfarçar e desapoquentar a consciência... Não, definitivamente não é uma comida sueca, mas aqui eles estão sendo muito influenciados por diversas outras culturas gastronômicas. E meu irmão, como bom carioca ex-frequentador de OutBack, logo encontrou alguma opção mais trash para se alimentar... Aqui tem até pizza de kebab! Depois do almoço, eu e Carol fomos bater perna pelas lojas, pra gastar algumas calorias e muitas coroas suecas. Aqui tem tantas guloseimas maravilhosas, que esses dias não foram suficientes para que eu me satisfizesse! Tenho ainda deliciosos motivos para voltar! ;-) Ontem eu saí com uma blusa fina de manga comprida e carreguei meus casacos mais pesados apenas para que eles passeassem um pouco. Não os usei em nenhum momento e ainda senti um calor terrível. As suecas se vestem com muita liberdade. A moda que se vê nas passarelas, às vezes meio exagerada, elas realmente usam nas ruas, no dia a dia. Segundo minha cunhada, algumas mulheres parecem a Cindi Lauper dos anos 80! Além disso, está na moda usar o cabelo bem bagunçado, diria até embaraçado, e depois prender de forma ainda mais zoneada... Como eu tenho saído sempre com pressa, normalmente não tenho penteado o cabelo... Assim estou naturalmente na moda! ;-) Aqui o povo é mais evoluído e ng liga muito pra essas coisas. Cada um se veste como gosta e o importante é ser feliz! Tb já decidi que vou fazer isso (pelo menos por aqui)! Dá uma sensação de liberdade saber que posso me arrumar (ou desarrumar) como eu quiser e não terei ninguém pra me criticar ou olhar torto! ;-) Aqui, todos os velhinhos e velhinhas têm um carrinho que funciona como um andador. Além de dar segurança na hora que eles estão andando, eles podem usar esse carrinho como banquinho para se sentarem qdo estiverem no bonde, numa fila ou mesmo no meio da rua. Acho que o mundo inteiro deveria adotar esses carrinhos para os idosos. Com certeza isso evita muitos tombos e aborrecimentos, além de facilitar as caminhadas e a vida dos velhinhos! Outra coisa que tem por aqui é a descarga ecologicamente correta. Em todas as casas e todos os lugares os sanitários são equipados com essa opção de descarga para nr 1 e descarga para nr 2. Achei bem inteligente! E acredito que seja uma instalação bem fácil, que poderia ser utilizada no mundo todo... Bom, depois de todos os passeios voltamos pra casa e eu vesti um short e uma camiseta para receber os amigos de trabalho do meu irmão para um churrasco. Além das carnes que meu irmão comprou e preparou, eu botei pra jogo tb cogumelos (ah, eu adoro os daqui!), tomates, pão, potatis salad, uvas, etc... Isso fez muito sucesso, eles detonaram quase tudo, pq estão mais acostumados a isso do que à carne, carne, carne e mais carne... No meio da confusão apareceu um cachorrinho saído não sei de onde... Muito fofo! Me despertou ainda mais saudades da Sol!
Estava uma noite (difícil escrever ‘noite’) muito agradável, até que o sol se pôs, quase às 22h. Aí começou a esfriar e eu tive que trocar o short por calça e a camiseta por uma blusa e dois casacos! Além de colocar uma meia. Meu irmão ensinou seus colegas a fazer caipirinha e todo mundo bebeu muito. Acabaram com garrafas de cachaça e vodka, além de tequilas. No final todo mundo foi embora de bonde. TODOS, sem exceção. Até o diretor, chefe do meu irmão. Aqui eles realmente não dirigem depois de um gole... Ah, uma notícia: já reservei o hotel em Florença! Não passarei as noites pedindo esmola na praça, ok, camarada Leandro do trio La, Le, Li (Laura, Leandro e Licínio). Fui dormir tarde ‘bagarai’ só pra variar e hj acordei, exausta, pronta para comer alguns knäkebröds, me despedir da deliciosa Suécia e partir para a próxima parada: Paris, a cidade luz!

2 comentários:

Aurelia disse...

O que aconteceu com a Cachaça Werneck??!! Vi um Velho Barreiro rolando por lá...

bjoooossss.

Laura disse...

Acho que Jorge não botou a Werneck pra jogo, pq senão ia acabar e ele ia ficar sem a nossa deliciosa Werneck!!!